Utilizamos cookies para melhorar a experiência de uso e acesso ao nosso site. Você pode saber mais sobre o tema em nossa Política de Privacidade.

IVAR/FGV

Áreas:
Autores: ,

Postado em: 11/01/2022

Novo Índice de Reajuste de Aluguel Residencial Lançado pela FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou nesta terça-feira (11) o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), que visa medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais em quatro das principais capitais brasileiras Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, com base em informações sobre contratos de locação obtidas junto a empresas administradoras de imóveis.

O lançamento do IVAR acontece em meio à pandemia do coronavírus, que potencializou a significativa elevação inflacionária dos índices atualmente praticados em contratos de locação, em especial, o IPCA/IBGE e o IGP-M/FGV.

De acordo com a FGV, o indicador deve refletir melhor o cenário de oferta e demanda do mercado de locação residencial. “O objetivo é medir a evolução dos preços e preencher uma lacuna nas estatísticas nacionais nesse nicho. O índice utiliza valores negociados dos aluguéis em vez de dados de anúncios como base de cálculo. Fazem parte dados como os valores dos contratos novos e dos reajustes de contratos existentes, além das características de cada imóvel”, afirma a FGV.

A divulgação do indicador IVAR será mensal e apresenta dados inflacionários a partir de dezembro de 2021.