FinBRAZEEC

Áreas:
Autores: ,

Postado em: 02/08/2018

Projeto une o Banco Mundial e a Caixa em prol da eficiência energética

Recentemente, foi lançado o Projeto de Instrumentos Financeiros para Cidades com Eficiência Energética do Brasil (FinBRAZEEC), uma parceria entre o Banco Mundial e a Caixa, que pretende buscar capital do setor privado para investir, por exemplo, em iluminação pública urbana nos próximos 15 anos, com foco nas cidades.

O FinBRAZEEC:

– Prevê assistência técnica na área de preparação de projetos[1]

– Pretende mobilizar mais de USD 1 bilhão

– Pode servir de modelo para investimentos em energia limpa e em outros setores de infraestrutura

– Contribuirá para cidades mais sustentáveis

– Contará com mecanismo, com atuação da Caixa, para proporcionar garantias parciais de crédito e diminuir riscos relativos aos projetos

O Brasil poderia economizar recursos financeiros e naturais se setores como o de iluminação pública priorizassem a eficiência energética. O Madrona Advogados tem estado envolvido com a questão. Já no início do ano, publicou guia prático para “influenciar e desenvolver o mercado de eficiência energética em edificações comerciais e públicas”, fruto de projeto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o Ministério do Meio Ambiente.

 

[1] Com apoio do GCF, do Fundo Global de Infraestrutura e do Programa de Assistência para o Gerenciamento do Setor de Energia (ESMPA), do Banco Mundial.